sexta-feira, 27 de maio de 2011

Castelos de Algodão - Pamukkale - Turquia

A primeira vez que vi uma foto desses Castelos de Algodão, Pamukkale em turco, achei deslumbrante... Queria saber onde era pois pretendia vir um dia....


E aqui estou...!! Uma mistura dos nossos Lençois Maranhenses com as Salinas de Morás no Peru.

A imensidão branca do penhasco, com as bacias esculpidas com ou sem água, parece neve, nuvem ou algodão.
.

Não precisava nem de explicação, de tão lindo... mas o que acontece é que os lençois térmicos quentes que estão abaixo do monte, provocam o derrame de carbonato de cálcio que solidifica como mármore travertino!Pamukkale fica na antiga cidade de Hierapolis, ou cidade sagrada, fundada por Apolo. Fica perto de Denizli, umas duas horas e meia de Kusadasi. Os romanos também acharam o máximo esse lugar e o rei Pérgamo, lá pelos idos de II antes de Cristo, construiu essa cidade imensa, um verdadeiro spa às antigas.


Muita gente vinha para essas termas para serem curados, e até hoje estão por aqui... olhem eles aí !!! O incrível é que dentro dessas termas existem colunas daquela época que entraram aqui devido aos inúmeros terremotos da região.



O teatro é um dos mais bem conservados e foi construído em 60 DC com capacidade para 20.000 pessoas. É lindo.





A cidade é imensa e possui muitas tumbas, pois, todos vinham tentar se curar. Ou, obter o poder de rejuvenescer em suas águas quentes e minerais... Dizem que Cleópatra vinha aqui frequentemente.






Nenhum comentário:

Postar um comentário