segunda-feira, 2 de agosto de 2010

BATH - mais uma dos Romanos

Nesse mapa dá para ver toda a extensão do Império Romano! Incrível como esse povo conseguiu conquistar tanta gente e terras diferentes! Foram 500 anos de domínio em vários campos: política, artes, cultura, arquitetura, etc. Olhem lá na Grã Bretanha, estou na cidade de Bath, ou em português Banho, ou Aquae Sulis ou As Águas de Sulis... Sulis era uma deusa Celta que os romanos identificaram como Minerva. Tudo a ver com o sabão em pó!


Foi aqui em Bath que os romanos contruíram uma de suas várias termas. Termas eram lugares para banhos públicos, um lugar para fazer a higiene pessoal, para fazer ginástica, como um spa nos dias de hoje. Também era um lugar de encontros: mas as mulheres iam pela manhã e os homens à tarde. As termas tinham propriedades medicinais, sendo um centro de cura para diversas doenças.

A cidade é muito bonitinha e fica na região de Somerset, oeste da Inglaterra.
Foi construída às margens do rio Avon lá pelo ano de 840 antes de Cristo, pelos celtas.
Tem muita gente que fica com canoas pelo rio, uma paz só... coisas do interior, suponho.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção nessa cidade foi a arquitetura. Ela é toda assim, com casinhas todas iguaizinhas, parece um brinquedinho de criança. Esse é o estilo georgiano, arquitetura da época dos reis Georges, 1720 a 1840. Com a vinda da princesa Anne em 1692, a cidade deixou de ser um lugar de doentes e passou a ser moda: todos queriam vir e morar nessas casas, para a época off course, chiquérrimas.


E depois de ver tanta história, no final do dia, lá fomos nós mudar um pouco de ares.
Nada de cantina italiana ou cozinha georgiana: fomos mesmo é parar num restaurante nepanalês, para comer Yak, aquele boi peludo que vive lá nos Himalaias...
Ufa, ainda bem que sou vegetariana!






Nenhum comentário:

Postar um comentário