quarta-feira, 1 de junho de 2011

A casa da Virgem Maria e João - Efesos - Turquia



Eu não sabia: Maria de Nazaré, a mãe de Jesus Cristo, dizem que viveu os seus últimos dias aqui perto de Éfesos.


Depois da morte de Jesus, ela foi trazida para cá por João Evangelista, que prometeu para Jesus que protegeria e colocaria sua mãe em segurança. João a trouxe para essa colina perto de Efesos e Selçuk, pois tendo Efesos por perto, que era uma grande cidade na época, teria como suprir comida para ela, já que estava escondida no alto da colina.



Essa é a casa dela que foi construída em forma de cruz. O que achei de mais incrível nessa história é que uma freira alemã chamada Catharina Emmerick nascida em 1774 e falecida em 182o, começou a ter vários sonhos e visões sobre onde a Virgem Maria teria morado. Sem nunca ter estado em Éfeso, inclusive era paralítica, descreveu de forma precisa e exata onde Maria teria morado com João... Aí, um padre anotou todas essas visões e descrições que ela dava, e escreveu um livro chamado "A vida de Virgem Maria". Já após a sua morte, em 1891, um padre leu o livro e resolveu procurar o lugar: e encontrou!


A casa da Virgem Maria já foi visitada por dois papas e é considerada um lugar de pergrinação por inúmeros fiéis. Nesse local tem uma fonte de água que dizem santa. E aqui na parede são os inúmeros pedidos que os visitantes escrevem num papel e colocam na parede...



Claro, fiz a minha fezinha: olha aí o meu bilhetinho enrolado ali....!!!


Perto também da casa da Virgem Maria, está a Basílica de São João Evangelista. Ele trouxe a Virgem Maria para cá e depois ficou pregando por um longo tempo o cristianismo. Onde estou, é o locar de batismo, onde as pessoas se conversitam ao Cristianismo. Entravam pela direita, eram batizadas no meio, e sairam cristãs pelo lado esquerdo.


E essa é a tumba de São João. Ele passou um tempo fora de Éfesos mas voltou para fazer sua pregação e aqui foi enterrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário