quarta-feira, 1 de junho de 2011

Éfesos - uma megalópole

Éfesos foi uma das maiores cidades na antiguidade ainda bem preservada. Fundada em 1.000 antes de Cristo, logo ganhou fama como centro de veneração a Cibele, a deusa-mãe da Anatólia, depois substituída por Ártemis. Era muito popular por ter uma das sete maravilhas do mundo: o Templo de Ártemis. Foi mudada de lugar por 3 vezes devido a terremotos.



Ao fundo, está a biblioteca de Celso, uma das mais famosas, competindo com a de Alexandria, dita a maior do mundo. Lá no Egito eles usaram papiros enrolados para escrever e aqui era usado o pergaminho, ou seja, o início do nascimento de um livro. Essa biblioteca foi totalmente queimada e todo o seu conhecimento se perdeu. Éfesos também é um dos berços da filosofia. Muitas celebridades passaram por aqui: Alexandre Magno, Cleópatra, a Virgem Maria, os apóstolos João e Paulo, entre outros..




Essa é a deusa Nike, ou seja, a deusa da vitória. Por isso estou fazendo o V com minhas mãos para mostrar que não é V de Vitória e sim por causa das suas asas. E adivinhem? Dizem que a Nike que conhecemos hoje, inspirou-se nessa deusa e copiou o seu logotipo da sua veste, em cima do meu dedo... Lendas de guias turísticos?


A cidade é enorme, só tem 15% escavada. Uma das últimas descobertas foram algumas casas de gente muito rica, que tinha até igreja dentro de casa. Essas são as mesas dos arqueólogos que estão remontando os afrescos e paredes das casas, o maior quebra-cabeça da história: tem 120.000 peças... coisa de obsessivo total.


Essa era uma pedra que fica na principal avenida de Éfesos. É uma dica de como se chegar ao bordel: à esquerda do pé em cima tem um coração, à direita a figura de uma mulher, e abaixo a direita dizem que é o cartão de crédito!


Éfesos é enorme, tornou-se a grande capital o império romano, chegando a ter 500.000 habitantes. Uma megalópole e grande sensação para sua época.


Nenhum comentário:

Postar um comentário