sexta-feira, 3 de junho de 2011

Monte Nemrut - Turquia


Estamos em uma das regiões mais férteis da antiga Mesopotâmia, que fica aqui no norte entre o Rio Eufrates, lá no fundo, e o Rio Tigre. Havia um reino chamado Comagema e seu grande protagonista foi o rei Antíoco que construiu um túmulo sagrado real aos 2.150 metros de altura, no topo de uma montanha.




Coisa de aventureiro, mesmo! Acordamos às 2 horas da manhã, saímos às 2:30 e chegamos lá na base do Monte umas 4:00... E ainda tinha de subir mais 45 minutos a pé para chegarmos ao topo. Claro, dessa vez aluguei um burrinho para subir.



Deu a maior briga lá na base da subida ao morro para ver quem é que pegava os únicos 3 burrinhos de taxi até o sopé da montanha. Nossa guia Meral falava cada vez mais alto com os também pretendentes, e ficou para nós, claro! Acho que eu não conseguiria chegar a pé até lá caminhando 45 minutos e tossindo como louca por causa da minha gripe.



Todos vão ou para assistir o nascer do sol ou para ver o por do sol do alto dessa montanha. Com os primeiros raios de sol começa a descurtinar estátuas enormes com suas cabeças caídas abaixo.



Na verdade, eu até achei que eram maiores do que realmente são. O túmulo do rei Antíoco tem 50 metros de altura e 150 metros de diâmetro.



Aqui eram sacrificados inúmeros animais e guardados em pedras tampadas para serem oferecidos aos deuses. Essa aí atrás é a deusa comagena da fertilidade, Tique.


Pois bem, só com o dia amanhecendo é que podemos ter a noção do quanto caminhamos e estamos altos. Mas para descer, os burrinhos não funcionam, tem de ir a pé mesmo: para baixo, todo santo ajuda!

Um vento, um frio, uma temperatura abaixo de zero... E sentamos aqui na base para nos protegermos tomando um chá turco.





Nenhum comentário:

Postar um comentário