quinta-feira, 2 de junho de 2011

Urfa - Terra de Abrãao - Turquia

Chegando nessa cidade chamada Urfa, no sul da Turquia, é incrível a semelhança, à primeira vista, com Jerusalém... E mais incrível é saber que foi aqui onde dizem que Abrãao nasceu há 4.000 anos atrás.... Essa cidade é muito, muito antiga. Dizem que foi fundada por Noé lá pelos idos de 5.000 antes de Cristo, ou seja, já tem mais de 7.000 anos




A cidade é bastante oriental, no sentido de que tem muitas pessoas do Oriente Médio por aqui. A Síria é aqui do lado, Irã e Iraque também estão por perto. Muitas mulheres com suas burcas e lenços na cabeça. E, novamente, Abraão tem um significado diferente para as 3 religiões, Judaísmo, Islamismo e Cristianismo, como lá em Jerusalém... Aí ao fundo, onde todo mundo está entrando, fica a gruta onde nasceu Abrãao e onde ficou até seus 15 anos pois o rei Nimrod mandou matar todas as crianças que nascessem no dia que ele nasceu e a mãe o levou para essa gruta escondendo-o.






Para se entrar e ver a gruta, tem de tirar os sapatos, colocar lenço na cabeça e um desses modelitos fashion até os pés. Tinha um cheiro meio ruim a que me deram.... Mas, lá fui eu. Tem uma fonte de água lá dentro e todos fazem fila para pegar um pouco com a garrafinha ou tomar. Eu tomei uns goles. O lugar é divido para homens e mulheres. Aqui, no lugar das mulheres, elas ficam recitando o Alcorão e fazendo pedidos para seus desejos. Fiquei olhando-as, sem compreender exatamente...



Enquanto eu estava lá dentro, essa mulher, com quem estou abraçada, não parava de falar comigo, e queria me mostrar como eu deveria "me benzer" com a água. Claro, eu não entendi nada do que ela falava, mas no fim nos entendemos: ela pegou a água com a minha mão, depois colocou na cabeça, em um dos ombros, depois no outro, e depois no peito. Ficamos amigas, sem precisarmos falar a mesma língua...






Esse é o lago sagrado das carpas. Todo mundo chega lá e compra ração, faz um pedido de um desejo e joga a ração para as carpas. Conta a história que foi nesse lugar que o rei Nimrod fez uma fogueira enorme para queimar Abraão porque ele tinha destruído todas as estátuas de seu palácio e ameaçava o seu reino dizendo que só havia um rei: Alá. Aqui Abrãao ficou "queimando" por 7 dias mas com a proteção de Alá, o fogo ficou agradável . E daí do fogo surgiu esse lago abaixo e das faíscas da fogueira nasceram essas carpas. Claro que não tem Sashimi aqui porque dizem que são carpas sagradas e se alguém as comer, vai morrer ou ficar cego. Harakiri eu? no, no, ui! Ah, e foi lá de cima na colina, entre as colunas, que Abraão foi lançado por uma catapulta até abaixo para dentro da fogueira...



Incrível essa cidade, tem um astral muito diferente, adorei ter vindo até aqui vendo tanta diversidade de gente, e uma energia impressionante naquela gruta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário