quinta-feira, 15 de julho de 2010

BELÉM - Palestina

Tudo muda quando vamos à Belém.
Primeiro o nosso guia judeu se despediu do grupo: Belém é da Palestina. Uma segurança danada, tem um muro, a la ex-Berlim, cercas, separando de Israel todo esse território dos palestinos, soldados que entram no ônibus com suas metralhadoras. A cidade é totalmente árabe!



E essa é a igreja bizantina construída onde Jesus nasceu.
Para entrar na igreja, entra-se por essa porta pequeninha. Dizem que antes era todo aquele arco acima da porta, mas que fecharam, fizeram menor, por duas razões: uma para que todos se curvem ao entrar e a outra para que os muçulmanos deixassem de entrar com seus cavalos lá dentro...

A Basílica da Natividade é uma das igrejas mais antigas da Terra Santa. Foi construída também por Constantino e sua mãe Helena, em 326 DC e ainda tem mosaicos no chão originais dessa época.
Está em super bom estado de conservação porque todos os invasores que lá estiveram, sempre a respeitaram e não destruíram nada.

Esse é um dos lugares mais sagrados do Cristianismo: a manjedoura, onde Maria deu a luz a Jesus. E fica bem ali abaixo do altar, tem uma estrela de prata de quatorze pontas com a inscrição: Aqui, da Virgem Maria, nasceu Jesus.
O acesso é super controlado, só se entra de 4 em 4 pessoas, e todos se ajoelham no chão e passam a mão na estrela: e nós também!!!


Claro, estamos numa cidade árabe, e lá foram todos para um Bazar fazer suas compras, as milhares de bugigangas sempre iguais.

E eu, fiquei lá fora, com a trupe das fumantes brasileiras...
O prazer de fumar um cigarrinho não é pecado não...

Nenhum comentário:

Postar um comentário