O Mar Morto está a 400 metros abaixo do nível do mar. Um calor infernal...
Esse mar é super, hiper salgado e nada sobrevive nele. Nem barcos podem ter porque destrói tudo.
Disseram que o Mar Morto abaixou 20 metros nos últimos anos porque Israel e Jordânia drenam a água para irrigação.
A cada ano, ele diminui 1 metro. Querem fazer um canal até o Mediterrâneo para enchê-lo. Mas por essa brigaiada por aqui, ainda não chegaram num acordo. Fui lá experimentar dessa água salgada: olha eu lá boiando.É impossível afundar por causa da salinidade: 33% do mar é sal... No fundo, tem uma lama preta, que todo mundo que entra no mar se lampuza com ela. Dizem que faz super bem para a pele.
Esse era um dos lugares que eu mais queria conhecer. Foi aqui em Qumran que em 1947 houve a maior descoberta do século XX - os pergaminhos do Mar Morto.Um pastor procurava suas cabras, perdeu algumas delas e foi procurá-las. Nessas, entrou numa gruta - aqui não tem estábulo para guardar os bichos, todos ficam nas grutas das pedras - e viu uns jarros grandes escondidos e lá dentro estavam uns rolos super antigos: tem mais de 2 mil anos
Entre 1947 a 1956, naquelas 11 cavernas lá no fundo, foram encontrados cerca de 930 rolos. Um deles chega a ter 7 metros.
Entre 1947 a 1956, naquelas 11 cavernas lá no fundo, foram encontrados cerca de 930 rolos. Um deles chega a ter 7 metros.
Datam do século III antes de Cristo e também do século I depois de Cristo.
Esses textos são importantes porque datam de 1000 anos antes do Velho Testamento...
Contém o livro de Isaías quase inteiro e tem uns 39 Salmos que ninguém ainda conhecia.
A vista lá de cima é deslumbrante, o Mar Morto ao fundo, e eu com minhas sandalinhas havaianas com a bandeira do Brasil para subir até lá...
Quase morri de ensolação, imaginem estar a 400 metros abaixo do nível do mar e no deserto de pedras...
Quanto chegamos no alto da montanha, um calor indescritível, erramos o caminho, não dava para ver claramente qual era o melhor. Finalmente cheguei em uma das grutas.
Senti-me meio Indiana Jones e me lembrei das minhas aulas de Arqueologia na universidade...
Good old times.......
Nenhum comentário:
Postar um comentário