A Via Dolorosa, ou Via Sacra, ou Via Crucis, ou o Caminho da Cruz, é o caminho por onde Jesus andou, carregando a cruz, desde a praça do Julgamento, quando ele foi preso no Jardim Getsêmani, até o Calvário.
Refizemos todo o caminho, parando nas 14 estações da caminhada, eu até que achei curto, achei que demoraria mais, mas posso imaginar o que significa caminhar tudo isso com uma cruz. Realmente um martírio....
Aqui é a VI estação, onde Jesus encontra Verônica, e ela, com um pano, limpa a sua face que fica com as feições marcadas de Jesus.
Jesus, já meio cambaleando, encosta a sua mão nessa pedra, onde todos também querem colocar as mãos.
Estamos no lugar do Calvário, onde Jesus foi crucificado.
Estamos joelhadas colocando as mãos diante de uma estrela feita de prata que é onde a cruz ficou de pé...
Uma energia enorme, uma comoção grande, dá vontade de chorar....
Nesse lugar foi onde Jesus foi limpo antes de ser enterrado. Muitas pessoas chegam aqui e ficam muito tempo debruçadas rezando, chorando, falando coisas incompreensíveis, assim como é a morte injusta de alguém.
Aqui na Igreja do Santo Sepulcro é onde Jesus foi enterrado. É uma igreja bizantina e foi construída em 325 DC pelo imperador Constantino.
Ele ordenou que fosse construída nesse local depois de sua mãe Helena ter tido um sonho no qual o local do sepultamento de Jesus lhe foi revelado. Entra-se numa porta bem pequeninha onde é preciso curvar-se e fica-se num cubículo fechado em pedra de 2 X 1,5 metros. Ainda bem que aqui tem 3 igrejas, a ortodoxa-grega, a armênia, e a católica, sai do túmulo de Jesus, escolhe uma delas e morre de chorar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário