sábado, 10 de julho de 2010

Penetrando na História - JERUSALÉM

Chegamos, Jerusalém !!
Surpreendente, forte, quente, muito mais do que eu esperava!
Já foi destruída e reconstruída inúmeras vezes. Incrível a brigaiada que já aconteceu e até hoje acontece por aqui! É uma cidade que tem diversos nomes e muitas faces. É sagrada para as principais religiões:






Para os judeus = foi onde Abrãão preparou o sacrifício de seu filho Isaac
Para os muçulmanos = foi onde Maomé ascendeu aos Céus
Para os cristãos = foi onde Jesus pregava e viveu seus últimos dias.
Sacou porque 5.000 anos de briga???

A cidade velha de Jerusalém é murada e possui oito portões para entrar na cidadela. Cada portão é identificado por um nome para onde se vai: o mais bonito, o portão de Damasco, era o da estrada até Damasco, na Síria. A base da cidadela foi o grande construtor quem a fez: Herodes. Ele dá o que falar por aqui: matou a mulher, os filhos, os melhores amigos para não ameaçarem o seu reino. Prática comum, para a época.






No Monte das Oliveiras, aqui no Jardim de Getsêmani, foi onde Jesus passou sua última noite. Ele pediu para os apóstolos ficarem lá e esperarem por ele, mas todos estavam dormindo quando ele chegou. Aqui ele foi preso e levado para a cidade de Jerusalém.
Dizem que também nesse local ele ascendeu aos Céus.

3 comentários:

  1. Realmente vc nào poderia deixar esses pezinhos de fora ......hehe....hehe...

    ResponderExcluir
  2. Vendo o Jardim de Getsêmani e como se vc encontra-se a chave da paz ,amor e fé , entrando de cabeça dentro da Bíblia e tudo isso real , me deixa extasiada ....

    ResponderExcluir
  3. Imagino a força que Jerusalém tem! Andar por entre as oliveiras. pensar no silêncio noturno do visitante ilustre é de tirar o sono.
    Gostei do relato sobre Herodes ( um danado, mesmo! Rs!..., digno da revista Caras da época! Só faltou a idade entre parenteses! Rss!

    ResponderExcluir